quarta-feira, 31 de outubro de 2007

vitamina c

marlene: lembrei porque campari é bebida de alcoólatra. é porque ele é feito à base de boldo.
malcolm: faz sentido. aliás, muito bom saber disso. já ouvi falar que boldo tem grandes propriedades medicinais. agora, pra quem se defende por ai alegando que carlton tem vitamina c, ninguém vai acreditar quando eu falar que camapari faz bem pro fígado.

sartre

consta que jean paul sarte e simone de beavouir embora casados jamais moraram juntos. hoje dividem o mesmo apartamento no cemitério de montparnasse, em paris.

terça-feira, 30 de outubro de 2007

audiência

depois de ler que na batalha sangrenta do último domingo o pica-pau venceu a rede globo de televisão e que um automóvel atropelou o cachorro de suzana vieira, pensei que ia morrer de tédio até que alguma reportagem realmente me chamasse a atenção. mas eis que a BBC noticia que o dr. albert hofmann foi eleito, pela global synectics, juntamente com tim bernes-lee, o maior gênio aindo vivo. a lista, formada por 100 personalidades, levou em conta fatores como aclamação popular, poder intelectual, realizações e importância cultural para eleger os vencedores. hofmann ficou à frente de gente como nelson mandela, steven hawking, garry kasparov, dalai lama, entre tantos outros. de um modo geral, a lista não me surpreendeu. o que achei injusto foi a ausência nela do cachorro de suzana vieira.

segunda-feira, 29 de outubro de 2007

alquimia

malcolm: mas culinária é uma espécie de magia!

marlene: sim, culinária é mágica. sem contar que tem a metáfora com o caldeirão da bruxa, as porções mágicas, a alquimia de transformar porco morto e leite em molho à carbonara.

alta culinária

malcolm: a primeira coisa que eu pensei em me tornar quando criança era mágico. já imaginaste? na minha cabeça era tudo uma questão de dizer três ou quatro palavras estranhas, e, depois de uma pequena explosão, a torre eiffel apareceria na minha frente.
marlene: eu pensava em ser tanta coisa. chef de cozinha, astronauta, empregada doméstica ...

malcolm: mas tu ainda tens tempo de aprender os segredos da alta culinária comigo.

marlene: é malcolm, acho que tu ainda não desististe do teu sonho de ser mágico.

sábado, 27 de outubro de 2007

fiado

sorte de hoje: confiamos só em deus; quanto aos outros, paguem à vista.

marlene: mal o orkut sabe que aqui nem deus faz fiado!

o perfil

ontem à noite, falando com john lennon, descobri acidentalmente que lucy in the sky with diamonds tem um perfil no orkut. segue:

paixões: ilhas do oceano pacífico
esportes: com companheiro
atividades: tentando parar
livros: sim - moram comigo
música: excessivamente
filmes: clássico
cozinhas: multiétnico
programas de tv: prefiro que fiquem no zoológico

girafas

malcolm: vacas pastam grama mesmo?

marlene: sim. vacas pastam a grama. girafas é que pastam as árvores.

malcolm: que eu saiba vacas pastam o pasto.

marlene: e o pasto é feito de quê? de flores? de pedras? de sorvete?

malcolm: que eu saiba o pasto é feito de cogumelos.

castigo de deus

aquilo foi apenas o começo do castigo de deus. de resfriado acho que meu quadro evoluiu pra uma tuberculose aguda! tenho que escrever pelo menos um livro pra entrar na lista dos jovens tuberculosos mortos e famosos. será que blog vale? não, claro que não. blog ninguém lê!
scrap à maria madalena.
s/d

quinta-feira, 25 de outubro de 2007

portas

I

a porta eu consertei. quer dizer, eu não - sou muito estúpido pra entender dessas coisas -, um amigo meu apareceu aqui com pregos e martelos e de uma hora pra outra a porta estava uma beleza! ficou até melhor do que antes! vou ver se arrebento as outras portas pra terminar o tratamento estético do apartamento.

II

minha sorte foi o pessoal da globo não ter aparecido pra acompanhar o acontecimento. não queria ver o william bonner fazendo comentários a meu respeito.

scraps à leila diniz.
s/d

mães

malcolm: o que é isso? não fale palavrões na minha página! minha mãe entra nela quase todos os dias!

marlene: ah é? bom, pelo menos ela deve saber que tu fumas cigarro, né?

malcolm: cigarro, maconha, cocaína, alcool, êxtase, lsd, cogumelos, ayahoasca, crack, peiote, rivotril, heroína, ela sabe. o problema é o palavrão.

homenagem

o nome do meu primeiro filho será carlton. carlton robinson. em homenagem à minha gastrite.

guilhotina

novos scraps lisérgicos de lucy in the sky with diamonds (ou seriam scraps axiomáticos?) :

I

a vida é que é errada. ela começa às 6 da manhã.

II

quanto a nunca acampar e fazer trilhas tudo bem. afinal, pra que ficar andando e andando no mato pra chegar no meio do nada e montar um lugar pra dormir mais desconfortável do que o chão da minha casa? não entendo. mas pior do que isso é escalar uma montanha. sinceramente, qual a graça em se matar pra subir um morro só pra ver a vista lá de cima?! euhein!

III

quando o sol engolir a terra, eu já vou ser espírito de luz. vou tá numa praia interestelar tomando banho de poeira cósmica e bebendo blody-stars ou dry-moons ou o que quer que se beba por lá!

IV

falando em guilhotina, me lembrei de ler que a pessoa continua consciente por alguns bons segundos depois que a cabeça é cortada, porque o sangue continua circulando e oxigenando os neurônios. deve ser uma viagem isso, né? já pensou? tua cabeça lá na cesta, pensando: "nossa! eu sou só uma cabeça!".

francesas

as mulheres só foram lutar por seus direitos recentemente porque eram mal informadas. há pelo menos dois mil anos elas já podiam procurar um emprego, deixar de apanhar e exigir divórcio. nesse período, já existiam condições práticas pra tal, embora culturalmente isso ainda estivesse no terreno do impensável. albert hofmann precisava inventar o lsd pras francesas queimarem seus sutiãs em praça pública. mas é claro que se fizessem isso no século XV o que ia ser queimado em praça pública seriam elas mesmas.
scrap à julliet lewis.
s/d

culpa judaico-cristã

eu não costumo tratar bem as pessoas quando eu tô bêbado. especialmente as que eu gosto. excesso de tolerância e educação às vezes é entendiante. e não me venha com essa história de culpa judaico-cristã que a gente não pode nem desejar "bom dia" pra um oriental que ele já se joga no chão te pedindo desculpas.
scrap à paris hilton.
s/d

amigos

verdadeiras amizades são instituições, às vezes, até mais complicadas do que casamentos. uma vez, estávamos eu e gregor samsa em minha casa. eu estava preparando torradas, ovos e suco de laranja. quando coloquei a primeira colherada de açúcar na bebida, gregor quase teve um ataque epilético. tive todo o trabalho de ter que espremer outras laranjas porque ele queria sentir o sabor natural do suco. quando os ovos ficaram prontos perguntei: “posso colocar sal, ou tu vais querer sentir o sabor natural dos ovos?”. três meses sem falar comigo.

dívidas

ter 70 anos hoje não é o mesmo que ter 70 anos daqui há meio século. quem estiver por lá, terá saúde e disposição. bem, os mortos vão emagrecer um pouco, mas pelo menos não terão dívidas pra pagar.
scrap à walter disney.
s/d

vegetarianos

eu não tenho nada contra quem não come carne, desde que eles não venham pra cima de mim empunhando bandeiras e cartazes. o detalhe é que existem animais microscópicos que eles comem sem saber, por exemplo, quando saboreiam inocentemente uma maçã. é verdade, eles não têm sangue, pulmão ou sindicato, mas são animais. e os vegetarianos os comem sem constrangimentos. então, não me venham com essa historieta de bondade e amor ao próximo. a vaca é uma só; numa maçã existem milhares delas pastando grama vermelha. ou é pelo peso que a gente mede a importância do animal?

evolucionistas

os antropólogos evolucionistas acreditavam no que eles chamavam de “unidade psíquica da humanidade”. em outras palavras, se temos o mesmo cérebro as repostas dadas ao meio tendem a ser semelhantes. dessa forma, as sociedades passariam por estágios sucessivos idênticos até atingirem o nível máximo de evolução cultural. no primeiro estágio tínhamos os selvagens (considerados seres quase sem cultura); no segundo estágio vinham os bárbaros (aqueles dos tacapes e dos casacos de pele); e no fim da história surgiam deslumbradas patricinhas com seus telefones celulares fabricados no japão.

scrap à marlene dietrich.
25.X.07