terça-feira, 4 de dezembro de 2007

anônimos

I

até agora, entre os anônimos, pude identificar alguns tipos comuns de blogueiros:

1) os que escrevem postagens do tipo “meu querido, diário”, como se fossem importantes celebridades, e seus amigos realmente estivessem interessados em saber o sabor da pizza que eles pediram na noite passada;
2) os que transcrevem textos de seus escritores preferidos, e, em suas páginas, é sempre possível encontrar uma lista do tipo “os dez mais”;
3) os pseudo-literatos que sempre estão à caça de palavras obscuras para tentar confundir seus amigos com construções literárias que julgam serem densas e herméticas, de forma que pareçam escritores de difícil compreensão; como uma espécie de vingança pelos sentimentos que eles próprios sentem ao lerem escritores que eles não são capazes de compreender;
4) os críticos de arte, que com seus comentários repletos de adjetivos fazem fotologs parecerem verdadeiras obras-primas;
5) e, finalmente, os que nada têm a dizer, apesar de se iludirem acreditando que estão dizendo alguma coisa. acredito que estou enquadrado neste tipo. talvez, por essa razão, fui expulso da lista “vai, que eu garanto” de um blog paulistano que de tão meigo mais parece um bichinho de pelúcia (isso me deixou tão transtornando que estou pensando em transformar "as beatas" numa coletânea de textos do carlos drumond de andrade).
II

provavelmente ainda estar por surgir um novo modelo de blogueiros: os especializados em blogs de celebridades. the bloggers of celebrity's bloggers! aqueles que antigamente eram chamados simplesmente de fofoqueiros.


III

depois de me achar o flashman dos blogueiros e ter publicado quase trinta postagens em dois dias, tive que aumentar a dose diária do meu ansiolítico e tomar menos café pras pessoas não descobrirem que eu não tenho mais o que fazer da vida. este é o preço que se paga por não ser famoso. a vantagem de ser uma celebridade blogueira é que quando elas não estão desocupadas escrevendo em suas páginas (ou fingindo em algum lugar que são verdadeiros artistas), elas estão diariamente na televisão tentando nos convencer a obter produtos que, na maioria das vezes, nós não temos dinheiro para comprar.

Nenhum comentário: